FEES08 - Fórum de Educação em Engenharia de Software 2008: Campinas-SP, Brasil


Cláudia Werner, Julio Leite (Ed.): Anais do FEES08 - Fórum de Educação em Engenharia de Software, Campinas-SP, Brasil, Outubro 17, 2008.

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1 - Uma Proposta de Metodologia para o Ensino de Engenharia de Software. Rossana Maria de Castro Andrade, Fabiana Gomes Marinho, Valéria Lelli Leitão, Lincoln Souza Rocha. Anais do FEES08 - Fórum de Educação em Engenharia de Software, Campinas-SP, Brasil, Outubro 17, 2008, pp . [pdf] [scholar] Downloads: 15

Abstract: Em alguns currículos de Ciência da Computação, a disciplina de Engenharia de Software (ES) é ministrada com créditos insuficientes para cobrir todos os conceitos da área. Isso causa um excesso de conteúdo abordado em sala de aula, não deixando espaço para discussões e trabalhos práticos. Este artigo apresenta uma metodologia de ensino teórico-prática adotada na disciplina de ES do Departamento de Computação (DC) da Universidade Federal do Ceará (UFC) que consiste em incluir, em paralelo ao ensino teórico, o desenvolvimento de um projeto de software. Com o uso dessa metodologia, espera-se facilitar o entendimento dos conceitos teóricos apresentados em sala de aula bem como melhorar o desempenho dos alunos.

2 - Ensinando Construção de Software Aplicada a Sistemas de Informação do Mundo Real. Márcio de Oliveira Barros, Renata Mendes de Araujo. Anais do FEES08 - Fórum de Educação em Engenharia de Software, Campinas-SP, Brasil, Outubro 17, 2008, pp . [pdf] [scholar] Downloads: 11

Abstract: Neste artigo, apresentamos um estudo de caso realizado durante um curso de construção de software no Mestrado de Sistemas de Informação do PPGI/UNIRIO. Neste curso, apresentamos aos alunos um conjunto de trabalhos associados a um problema contemporâneo e que também estava sendo tratado por empresas reais. Os alunos deveriam desenvolver um conjunto de requisitos funcionais, mas também adaptar o sistema em desenvolvimento para responder a eventos acontecendo no mundo real e sendo notificados através de comunicados abertos ou na mídia. Com isto, criamos um ambiente de aprendizado mais próximo a uma situação industrial, que os alunos encontrarão em suas carreiras.

3 - Qualidade, Confiabilidade e Segurança nas Disciplinas do Processo Unificado. Strauss Cunha Carvalho, Felipe Rafael Motta Cardoso, Adílson Marques da Cunha, Luis Alberto Vieira Dias. Anais do FEES08 - Fórum de Educação em Engenharia de Software, Campinas-SP, Brasil, Outubro 17, 2008, pp . [pdf] [scholar] Downloads: 5

Abstract: Este artigo descreve uma experiência acadêmica realizada por alunos de graduação e pós-graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), durante o segundo semestre de 2007. Essa experiência ocorreu durante a elaboração de um Protótipo de Sistema para as matérias Sistemas Embarcados de Tempo Real e Qualidade, Confiabilidade e Segurança (Safety) de Software. Naquela ocasião, as disciplinas do Processo Unificado da Rational, o padrão da Linguagem de Modelagem Unificada para Sistemas de Tempo Real e o Ambiente Integrado de Engenharia de Software Ajudada por Computador foram utilizadas em um Estudo de Caso denominado Veiculo Aéreo Não Tripulado – Estação de Controle – Satélite Artificial para Monitoramento Ecológico (VANT-EC-SAME).

4 - Relato de Experiência de Ensino de Modelagem e Implementação de Software em um Curso de Graduação em Ciência da Computação. Heitor Augustus Xavier Costa, Antônio Maria Pereira de Resende, Fábio Fagundes Silveira. Anais do FEES08 - Fórum de Educação em Engenharia de Software, Campinas-SP, Brasil, Outubro 17, 2008, pp . [pdf] [scholar] Downloads: 5

Abstract: Este artigo apresenta o relato de experiência baseada no ensino de seis semestres letivos consecutivos da disciplina Modelagem e Implementação de Software oferecida em um curso de graduação em Ciência da Computação. A ministração desta disciplina foi organizada em três partes: abordagem conceitual, fixação dos conceitos e aplicação dos conceitos. Os dados apresentados neste artigo foram obtidos dos seminários e dos estudos de caso realizados pelos alunos e da forma de avaliação dos alunos. Os resultados alcançados foram relevantes e podem ser constatados nos gráficos apresentados. Em especial, o último semestre letivo de oferta da disciplina apresentou resultado interessante, creditado na constatação de dois fatores: maturidade dos alunos e maturidade do professor.

5 - Estudo de Caso abrangendo o Ensino Interdisciplinar de Engenharia de Software. Adilson Marques da Cunha, Gláucia Braga e Silva, Juliano de Almeida Monte-Mor, Marco Antonio Pizani Domiciano, Ricardo Godoi Vieira. Anais do FEES08 - Fórum de Educação em Engenharia de Software, Campinas-SP, Brasil, Outubro 17, 2008, pp . [pdf] [scholar] Downloads: 10

Abstract: Este artigo aborda a metodologia de ensino adotada em um Estudo de Caso realizado no 1º Semestre de 2008, no Curso de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica e Computação, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ele descreve uma integração entre disciplinas e projetos reais que se encontram em desenvolvimento no ITA. Inicialmente, definiu-se um projeto acadêmico de escopo reduzido, envolvendo as disciplinas de Projeto de Sistemas de Banco de Dados (BD), Tecnologias da Informação (TI) e Teste de Software. Neste projeto, implementou-se: um protótipo de sistema de BD, um protótipo de sistema de informação, e um protótipo de teste de software, aplicando-se, respectivamente, técnicas e ferramentas de BD, TI e Teste de Software.

6 - Utilizando uma ferramenta de gerência de projetos para auxiliar no ensino de Engenharia de Software. Valéria Lelli Leitão, Rossana Maria de Castro Andrade. Anais do FEES08 - Fórum de Educação em Engenharia de Software, Campinas-SP, Brasil, Outubro 17, 2008, pp . [pdf] [scholar] Downloads: 7

Abstract:

7 - Bacharelado em Engenharia de Software na Universidade Federal de Goiás. Fábio Nogueira de Lucena, Juliano Lopes de Oliveira, Auri Marcelo Rizzo Vincenzi. Anais do FEES08 - Fórum de Educação em Engenharia de Software, Campinas-SP, Brasil, Outubro 17, 2008, pp . [pdf] [scholar] Downloads: 18

Abstract: Este texto descreve o projeto pedagógico do curso de Bacharelado em Engenharia de Software, recém criado na Universidade Federal de Goiás (UFG). A missão deste novo curso é formar profissionais aptos a conduzirem efetivamente empreendimentos de software que sejam competitivos dentro do mercado global. O projeto pedagógico do curso foi elaborado com base na experiência de 25 anos do Instituto de Informática da UFG na coordenação de cursos de graduação na área de Computação. A estrutura do curso reflete experiências bem-sucedidas de integração das práticas educacionais de diferentes disciplinas para construir projetos de maior envergadura que formam o contexto do processo ensino-aprendizado.

8 - Elicitação de Requisitos - Evidências de uma Problemática na Formação dos Estudantes de Computação. Andréa Pereira Mendonça, Evandro de Barros Costa, Dalton Dario Serey Guerrero. Anais do FEES08 - Fórum de Educação em Engenharia de Software, Campinas-SP, Brasil, Outubro 17, 2008, pp . [pdf] [scholar] Downloads: 4

Abstract: Estudantes de computação apresentam dificuldades em lidar com elicitação de requisitos. Esta problemática foi evidenciada por meio de duas pesquisas empíricas - um estudo de caso com estudantes de programação, além de uma pesquisa do tipo survey com professores de computação e profissionais de TI. Neste artigo, apresentamos os resultados destas pesquisas e propomos uma abordagem pedagógica que possibilita o desenvolvimento das habilidades para especificação de problemas, assim como das boas práticas de desenvolvimento de software. A abordagem proposta será avaliada no contexto de estudantes iniciantes de programação.

9 - O Uso de Jogos Educacionais para o Ensino de Gerência de Projetos de Software. Rafael Prikladnicki, Christiane Gresse von Wangenheim. Anais do FEES08 - Fórum de Educação em Engenharia de Software, Campinas-SP, Brasil, Outubro 17, 2008, pp . [pdf] [scholar] Downloads: 43

Abstract: Hoje em dia, existe uma demanda cada vez maior pelo aprendizado de gerenciamento de projetos e de formas não-triviais para ensinar aqueles que ainda não possuem experiência na área. Por este motivo, este artigo apresenta a idéia de usar jogos para apoiar o ensino de gerência de projetos de software, a partir da experiência da PUCRS e na UNIVALI. Apresentamos a motivação para o uso de jogos no ensino de gerência de projetos e três jogos desenvolvidos nas duas instituições para o ensino nesta área.

10 - Discussões e Questionamentos sobre a Evolução de Cursos de Engenharia de Software na Educação Superior Brasileira. Antonio M. P. de Resende, Ana Rubélia M. L. Resende, Heitor A. X. Costa, Fábio F. Silveira, Valter V. de Camargo. Anais do FEES08 - Fórum de Educação em Engenharia de Software, Campinas-SP, Brasil, Outubro 17, 2008, pp . [pdf] [scholar] Downloads: 5

Abstract: Em 2004, uma força tarefa criada pela IEEE e ACM publicou um currículo de referência para a área de Engenharia de Software (ES), cujo objetivo era nortear a criação explosiva de cursos de graduação em ES no mundo [ACM/IEEE-SE, 2004]. O presente artigo mostra que esta explosão de cursos em ES não ocorreu no Brasil e apresenta dados dos cursos de ES e Ciência da Computação no período de 1991 até 2006. Os dados mostram que cursos de graduação em ES no país são praticamente inexistentes, havendo grande oportunidade para Universidades e grande lacuna para atender profissionais em computação.

11 - Utilizando Experimentação para Apoiar a Pesquisa em Educação em Engenharia de Software no Brasil. Rodrigo Pereira dos Santos, Paulo Ségio Medeiros dos Santos, Cláudia Maria Lima Werner, Guilherme Horta Travassos. Anais do FEES08 - Fórum de Educação em Engenharia de Software, Campinas-SP, Brasil, Outubro 17, 2008, pp . [pdf] [scholar] Downloads: 10

Abstract: A comunidade de pesquisa em Engenharia de Software (ES) tem um papel significativo no processo da formação dos recursos humanos da área. Esforços para melhorar a educação em ES têm sido realizados pela comunidade. No entanto, os resultados alcançados muitas vezes permanecem isolados e localizados, tornando-se necessário diagnosticar e reunir quais são os principais problemas, soluções e desafios de educação em ES, além das peculiaridades do cenário nacional. Este trabalho visa apresentar uma proposta de estratégia para apoiar a pesquisa em larga escala em educação em ES, baseada em experimentação, que contribua para a organização de um corpo de conhecimento em educação em ES no Brasil.

12 - Usando PBL na Qualificação de Profissionais em Engenharia de Software. Simone C. dos Santos, Maria da Conceição Moraes Batista, Ana Paula Cavalcanti, Jones O. Albuquerque, Silvio Meira. Anais do FEES08 - Fórum de Educação em Engenharia de Software, Campinas-SP, Brasil, Outubro 17, 2008, pp . [pdf] [scholar] Downloads: 7

Abstract: Este artigo apresenta uma metodologia de ensino baseada em PBL (aprendizagem baseada em problemas) com o objetivo de aprimorar a efetividade do aprendizado em Engenharia de Software, promovendo a habilidade de estudantes para resolver problemas reais dentro de ambientes de fábricas de software. Esta metodologia tem sido aplicada no Mestrado Profissional em Engenharia de Software (MPES) em três turmas, desde 2007. O uso de PBL mostrou um crescimento no desempenho das fábricas e uma redução da diferença entre os rendimentos dos estudantes de 3,58/10 para 0,83/10 ao final do primeiro semestre. Este curso é executado pelo C.E.S.A.R, instituto de pesquisa com experiência em desenvolvimento de software com inovação.

13 - Novas tendências em educação de Engenharia de Software: um estudo de caso no domínio de Teste de Software. Marco Aurélio Graciotto Silva, Vanessa Araujo Borges, Ellen Francine Barbosa, José Carlos Maldonado. Anais do FEES08 - Fórum de Educação em Engenharia de Software, Campinas-SP, Brasil, Outubro 17, 2008, pp . [pdf] [scholar] Downloads: 4

Abstract: A disseminação de informação, aliada ao uso de novas tecnologias, tem alterado de forma significativa o cenário educacional. Assim, vivencia-se o fortalecimento de conceitos que favorecem a construção de novos ambientes cognitivos, capazes de contribuir para a melhoria da qualidade no processo de ensino e aprendizado. Dentro desse contexto, novas tendências e perspectivas de educação deverão ser exploradas nos próximos anos: educação à distância, televisão digital, colaboração e desenvolvimento de conteúdos abertos. O que estamos fazendo para construir este futuro? Pesquisas relacionadas à modelagem e ao processo de engenharia de conteúdos educacionais demonstram os benefícios da sistematização da produção de módulos educacionais. Aplicados em cursos de graduação, no domínio de Teste de Software, a qualidade dos módulos é evidenciada pelo melhor desempenho dos alunos. O advento da televisão digital instiga a especialização e criação de novos métodos, possibilitando explorar o ensino sob uma nova perspectiva, na construção de conteúdos interativos, flexíveis e reutilizáveis, e propiciando um novo incremento na qualidade dos módulos educacionais.

14 - Engenharia de Software no Curso de Ciência da Computação. Vera Maria B. Werneck, Rosa Maria E. M. da Costa; Maria Clicia Stelling de Castro; Alexandre Sztajnberg; Paulo Eustáquio D. Pinto; Roseli S.Wedemann. Anais do FEES08 - Fórum de Educação em Engenharia de Software, Campinas-SP, Brasil, Outubro 17, 2008, pp . [pdf] [scholar] Downloads: 4

Abstract: Este artigo descreve o novo currículo de Ciência da Computação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) apresentando o núcleo de Engenharia de Software e suas disciplinas associadas. O novo currículo considerou diferentes perspectivas: a experiência acadêmica obtida no currículo anterior, a proposta da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), os requisitos do MEC e as demandas do mercado. Este currículo é composto por um núcleo básico de disciplinas Obrigatórias além de disciplinas Eletivas Básicas, Técnicas e Práticas. Para demonstrar a metodologia adotada na construção deste novo currículo, neste trabalho consideramos a área de Engenharia de Software (ES). Esta área está contemplada no núcleo básico do curso (Engenharia de Software, Análise e Projeto de Sistemas e Interfaces Humano-Computador) e num grupo de Eletivas Técnicas optativas (Engenharia de Requisitos de Software, Qualidade de Software, Modelagem de Sistemas e Gestão de Tecnologia de Informação e Tópicos Especiais). Esta estruturação permite ao aluno ter uma visão geral da área e uma formação mais específica, visando às diversas atividades de projeto, manutenção, avaliação da qualidade e suporte ao desenvolvimento de software.

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