FEES09 - Fórum de Educação em Engenharia de Software 2009: , Fortaleza


Itana Maria de Souza Gimenes, Julio Leite (Ed.): Anais do FEES09 - Fórum de Educação em Engenharia de Software, , Fortaleza, Outubro 9, 2009.

voltar

@proceedings{FEES: FEES09,
  editor = {Itana Maria de Souza Gimenes, Julio Leite},
  title = {Anais do FEES09 - Fórum de Educação em Engenharia de Software, , Fortaleza, Outubro 9, 2009},
  publisher = { },
  ISBN = {},
  year = {2009}
}

Início da contabilização de downloads: Agosto/2011

1 - Diretrizes para o Ensino Interdisciplinar de Engenharia de Software. Juliana Cristina Braga, . Anais do FEES09 - Fórum de Educação em Engenharia de Software, , Fortaleza, Outubro 9, 2009, pp . [pdf] [scholar] Downloads: 12

Abstract: O trabalho propõe diretrizes para aplicação dos conceitos de Engenharia de Software em várias disciplinas pertencentes ao currículo da maioria dos cursos de graduação em Ciência da Computação. Essas diretrizes contêm como essa aplicação deverá ser feita, qual o seu objetivo e o conhecimento necessário para realização da mesma. Este conhecimento será representado em vídeos, textos, wiki, e organizado em um portal colaborativo na Internet. A metodologia utilizada é baseada na gestão do conhecimento e poderá ser aplicada em outras áreas.

2 - Elaboração de um Survey para a Caracterização do Cenário de Educação em Engenharia de Software no Brasil. Marcelo Schots, Rodrigo Santos, Andréa Mendonça, Cláudia Werner. Anais do FEES09 - Fórum de Educação em Engenharia de Software, , Fortaleza, Outubro 9, 2009, pp . [pdf] [scholar] Downloads: 6

Abstract: A comunidade de pesquisa em Engenharia de Software (ES) tem realizado esforços no sentido de melhorar a educação nesse domínio. Contudo, ainda não foram observadas iniciativas para caracterizar o cenário brasileiro, do ponto de vista dos educadores, o que dificulta a identificação de problemas e desafios desta comunidade, bem como a reutilização de soluções já existentes. Nesse sentido, este artigo apresenta a elaboração de um survey que visa caracterizar o processo de ensino e aprendizagem de ES no cenário brasileiro. Este survey faz parte de uma estratégia de apoio à pesquisa colaborativa e em larga escala em educação em ES no Brasil.

3 - Ensino de Engenharia de Software: Desafios, Estratégias de Ensino e Lições Aprendidas. Rafael Prikladnicki, Adriano Bessa Albuquerque, Christiane G. von Wangenheim, Reinaldo Cabral. Anais do FEES09 - Fórum de Educação em Engenharia de Software, , Fortaleza, Outubro 9, 2009, pp . [pdf] [scholar] Downloads: 9

Abstract: Neste artigo apresenta-se um conjunto de experiências de ensino em Engenharia de Software vivenciadas por quatro Instituições de Ensino Superior no Brasil. Estas experiências foram planejadas e executadas a partir da identificação de desafios importantes durante o processo de ensino nos últimos anos. Junto com as experiências são apresentadas algumas lições aprendidas e passos futuros.

4 - Sobre o uso de Jogos Digitais para o Ensino de Engenharia de Software. Lúcia Fernandes, Cláudia Maria Lima Werner. Anais do FEES09 - Fórum de Educação em Engenharia de Software, , Fortaleza, Outubro 9, 2009, pp . [pdf] [scholar] Downloads: 10

Abstract: Há mais de dois mil anos os sumérios inventaram o primeiro jogo de tabuleiro e de lá para cá, os jogos têm evoluído incessantemente. Seja porque desafia sua capacidade, seja porque diverte e distrai, o ser humano, de qualquer idade ou sexo, encontra no jogo uma atração irresistível. A partir desta percepção, educadores lançam mão de jogos visando aumentar o interesse dos alunos em suas salas de aula. A tecnologia veio auxiliar este objetivo através dos jogos em computador. A variedade de títulos encontrados na Internet mostra que este é um nicho de mercado atrativo e com possibilidade de expansão. Este artigo investiga o aprendizado com o uso de jogos e, mais especificamente, o aprendizado de Engenharia de Software.

5 - Tratando Especificação de Requisitos com Estudantes Iniciantes de Programação. Andréa Mendonça, Danielle Chaves, Dalton Guerrero, Evandro Costa. Anais do FEES09 - Fórum de Educação em Engenharia de Software, , Fortaleza, Outubro 9, 2009, pp . [pdf] [scholar] Downloads: 9

Abstract: Neste artigo apresentamos a aplicação de uma metodologia de ensino de programação para iniciantes que tem por objetivo desenvolver as habilidades dos estudantes para entendimento de problemas e especificaçãoo de requisitos. Segundo esta metodologia, os estudantes são confrontados com problemas mal definidos e cabe a eles especificarem, junto a um cliente, os requisitos que o programa deve atender para resolver o problema proposto. A inspeção dos requisitos, por meio da técnica Defects-Based Reading, revelou que o percentual de requisitos documentados pelos estudantes foi superior a 88% e que a estratégia de documentar casos de testes minimizou os tipos de defeitos referentes a requisitos ambíguos e contraditórios.

6 - Portal EduES Brasil: Um Ambiente para Apoiar a Pesquisa em Educação em Engenharia de Software no Brasil. Rafael E. Santo, Rodrigo Santos, Cláudia Werner, Guilherme Travassos. Anais do FEES09 - Fórum de Educação em Engenharia de Software, , Fortaleza, Outubro 9, 2009, pp . [pdf] [scholar] Downloads: 10

Abstract: O sucesso da formação de recursos humanos em Engenharia de Software (ES) está relacionado ao empenho e compreensão de seu processo de ensino e aprendizagem. Apesar da existência de iniciativas para melhorar a educação em ES, estas não são integradas, de forma a viabilizar o entendimento dos problemas do cenário nacional. Nesse sentido, este artigo apresenta o Portal EduES Brasil, desenvolvido com o objetivo de integrar a comunidade interessada no processo educacional de ES, com foco na execução de estudos experimentais primários e secundários e na organização de um corpo de conhecimento que considere o cenário nacional.

7 - Revisão Sistemática sobre Avaliação de Jogos Voltados para Aprendizagem de Engenharia de Software no Brasil. Christiane Gresse von Wangenheim, Djone Kochanski, Rafael Savi. Anais do FEES09 - Fórum de Educação em Engenharia de Software, , Fortaleza, Outubro 9, 2009, pp . [pdf] [scholar] Downloads: 9

Abstract: Este artigo descreve uma revisão sistemática sobre avaliação de jogos voltados para a aprendizagem de Engenharia de Software no Brasil. O objetivo da revisão foi levantar quais jogos educacionais são utilizados e como os efeitos de aprendizagem são avaliados. Estudos sobre alguns jogos foram encontrados e observamos que a maioria deles estava voltada para gerência de projetos de software e tiveram uma avaliação educacional superficial.

8 - Qual Conhecimento de Engenharia de Software é Importante para um Profissional de Software?. Christiane Gresse von Wangenheim, Djoni Antonio da Silva. Anais do FEES09 - Fórum de Educação em Engenharia de Software, , Fortaleza, Outubro 9, 2009, pp . [pdf] [scholar] Downloads: 9

Abstract: Apresentamos resultados de um estudo realizado para identificar a importância e a quantidade de conhecimentos aprendidos por profissionais da área de software em tópicos dos Cursos de Ciência da Computação, dando ênfase para a Engenharia de Software, repetindo e adaptando uma versão de uma pesquisa realizada em 1998 por T. Lethbridge. A pesquisa foi realizada em 2008 entre graduados em Ciência da Computação no Brasil. Os resultados sugerem que vários tópicos podem estar sendo abordados de maneira insuficiente nos cursos de Ciência da Computação, enquanto outros poderiam ser considerados menos relevantes nos currículos.

  voltar