FEES11 - Fórum de Educação em Engenharia de Software 2011: São Paulo-SP, Brasil


Rafael Prikladnicki, Itana Maria de Souza Gimenes (Ed.): Anais do FEES11 - Fórum de Educação em Engenharia de Software, São Paulo-SP, Brasil, Setembro 28, 2011.

voltar

@proceedings{FEES: FEES11,
  editor = {Rafael Prikladnicki, Itana Maria de Souza Gimenes},
  title = {Anais do FEES11 - Fórum de Educação em Engenharia de Software, São Paulo-SP, Brasil, Setembro 28, 2011},
  publisher = { },
  ISBN = {},
  year = {2011}
}

Início da contabilização de downloads: Agosto/2011

1 - Avaliando a utilização da Técnica i* no Processo de Ensino e Aprendizagem na Engenharia de Requisitos – Um Relato de Experiência. Victor Francisco Araya Santander, . Anais do FEES11 - Fórum de Educação em Engenharia de Software, São Paulo-SP, Brasil, Setembro 28, 2011, pp . [pdf] [scholar] Downloads: 6

Abstract: Neste artigo apresenta-se um relato de experiência do uso da técnica de modelagem organizacional i* durante o período de oito anos no contexto de atividades de ensino-aprendizagem de alunos de graduação de um curso de Ciência da Computação. São apresentadas as lições aprendidas neste processo sob a perspectiva de boas práticas que devem ser adotadas na engenharia de software e engenharia de requisitos.

2 - Free/Libre/Open Source Software Development in Software Engineering Education: Opportunities and Experiences. Christina Chavez, Antonio Terceiro, Paulo Meirelles, Carlos Santos Jr., Fabio Kon. Anais do FEES11 - Fórum de Educação em Engenharia de Software, São Paulo-SP, Brasil, Setembro 28, 2011, pp . [pdf] [scholar] Downloads: 5

Abstract: Free/Libre/Open Source Software (FLOSS) presents a strategy for developing software products that is substantially different from what is usually taught in Software Engineering courses. This paper discusses the benefits of using FLOSS in Software Engineering Education, proposes a list of topics that should be covered in FLOSS-based Software Engineering courses and briefly reports our experience at two Brazilian universities.

3 - Gerenciamento de Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Engenharia de Software no Portal EduES Brasil. Hudson Silva Borges, Guilherme Lara Brugnara, Rodrigo Pereira dos Santos, Heitor Augustus Xavier Costa, Cláudia Maria Lima Werner. Anais do FEES11 - Fórum de Educação em Engenharia de Software, São Paulo-SP, Brasil, Setembro 28, 2011, pp . [pdf] [scholar] Downloads: 9

Abstract: Existem iniciativas para melhorar o processo ensino e aprendizagem de Engenharia de Software (ES), contudo muitas vezes isoladas, pois não há um canal de divulgação adequado para viabilizar sua utilização em contextos similares. Nesse sentido, este artigo apresenta uma evolução do Portal EduES Brasil para armazenar essas iniciativas na forma de objetos de aprendizagem em um repositório central, bem como coordenar os papéis dos envolvidos no processo. No repositório, o pesquisador em ES disponibiliza a sua iniciativa com um protocolo de utilização o qual guiará o educador em ES na sua aplicação em sala de aula. Assim, educadores podem buscar e recuperar objetos de aprendizagem e pesquisadores obtém a opinião da comunidade.

4 - Teaching Software Engineering Fundamentals in an Introductory Computer Programming Course. Eduardo Santana de Almeida, Ivan do Carmo Machado, Carlos Vinícius Andrade Silva, Gecynalda Soares da Silva Gomes. Anais do FEES11 - Fórum de Educação em Engenharia de Software, São Paulo-SP, Brasil, Setembro 28, 2011, pp . [pdf] [scholar] Downloads: 8

Abstract: Programming is an important part of software development and welleducated professionals is critical for the industry needs. However, in general, the computer programming courses are just focused on the language, constructions, structures, and so on. In this paper, we present a new approach to teach an introductory computer programming course based on software engineering fundamentals. The approach has been applied since 2009 in our university and the results are promising.

5 - InspectorX: Um Jogo para o Aprendizado em Inspeção de Software. Henrique Pötter, Marcelo Schots. Anais do FEES11 - Fórum de Educação em Engenharia de Software, São Paulo-SP, Brasil, Setembro 28, 2011, pp . [pdf] [scholar] Downloads: 5

Abstract: Os benefícios oriundos das atividades de inspeção no desenvolvimento de software são bem conhecidos. Porém, para a sua efetividade, é necessário que o inspetor esteja devidamente treinado para a rápida identificação de defeitos, especialmente os mais comuns. Neste contexto, este artigo descreve o InspectorX, um jogo voltado para o treinamento e aprendizado em inspeção de software, com o objetivo de permitir a assimilação dos conceitos de forma lúdica.

6 - Uso de Jogos para o Ensino de Engenharia de Software. Lucas Meirelles, Daniela Peixoto, Elizabeth Monsalve, Eduardo Figueiredo, Vera Werneck, Julio C. S. P. Leite, Rodolfo Resende, Clarindo Pádua. Anais do FEES11 - Fórum de Educação em Engenharia de Software, São Paulo-SP, Brasil, Setembro 28, 2011, pp . [pdf] [scholar] Downloads: 13

Abstract: Durante o ensino de qualquer disciplina é importante a aplicação prática do conhecimento adquirido para fixar o aprendizado. No ensino de Engenharia de Software nem sempre é possível utilizar-se de atividades reais de desenvolvimento e gerência de software devido à limitação de tempo do curso e à complexidade de projetos. Desta forma, uma alternativa para integrar o ensino teórico à prática é a utilização de jogos que simulam tais atividades. Este trabalho apresenta o esforço conjunto de professores e alunos de pós-graduação de três universidades brasileiras em implantar o uso de jogos educacionais para apoiar o ensino de Engenharia de Software. Além disso, o artigo relata e discute as lições aprendidas em mais de cinco anos de estudo de jogos para Engenharia de Software. Finalmente, por meio deste trabalho, nosso objetivo estratégico é angariar novos educadores interessados em compartilhar experiências no uso de estratégias de apoio ao ensino de Engenharia de Software.

  voltar